Lançamento do TICNOVA - Lideranças reafirmam otimismo com o setor

O lançamento do evento Ticnova foi na sede da ACIM, sendo o maior encontro de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do interior do Paraná. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de setembro e reunirá empresários, profissionais, professores, pesquisadores e acadêmicos do setor com o objetivo de promover a integração de pessoas com vistas a criação de empresas, produtos e serviços inovadores.

Durante o lançamento, as autoridades presentes reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e com a transformação de Maringá e Região em pólo nacional do setor.

“O TICNOVA consolida este cenário reforçando uma característica da nossa região que é a grande sinergia existente entre as empresas, as academias e o poder público. Maringá se destaca por ter uma agenda positiva das lideranças que buscam, com criatividade, alternativas para o desenvolvimento sustentável”, frisa o presidente da Software by Maringá (SbM), Edney Mossambani.

O presidente quebrou o protocolo do evento e convidou a professora Dra. Itana Maria de Souza Gimenes, coordenadora da área de Engenharia de Software da Universidade Estadual de Maringá, para um “ato histórico”: assinar a filiação da UEM como Sócia Benemérita da SbM. “Fazia muito tempo que estávamos lutando por esta parceria que, agora, se viabilizou”, comentou a professora.

Em seu pronunciamento, o presidente da ACIM, José Carlos Valêncio, disse que o volume de pessoas envolvidas no setor de TIC e de ações realizadas impressiona. “Me lembro que quando o setor começou a se unir, a associação comercial apoiou as primeiras ações. Esta é uma indústria que não existia e que é uma realidade muito em função do associativismo que esta no DNA dos maringaenses”.

O presidente do SindTI, Marcese Maschietto, lembrou que o Brasil está gerando muita tecnologia que não é vista, mas que permeia todos os setores. “Maringá também produz tecnologia e já é uma referência lá fora. Nossos sonhos se tornarão realidade porque essa semente foi plantada por todos”.